A seguradora Travelers lançou no Brasil durante a última semana uma modalidade do Seguro de Responsabilidade Civil (RCP) com coberturas exclusivas para escritórios de advocacia. A principal função do seguro é indenizar o escritório caso seus advogados, associados ou sócios sejam processados por erros que causem prejuízos a seus clientes. A empresa garante ainda cobertura aos profissionais que trabalham em secondment, quando são designados a atuar dentro de outras empresas temporariamente.
De acordo com o diretor-presidente da companhia no Brasil, Leonardo Semenovitch, o novo seguro é uma excelente proteção para que advogados possam defender seus clientes sem se preocupar com prejuízos financeiros e à reputação.
“Nós já oferecemos o Seguro de RCP para outros profissionais, incluindo engenheiros, arquitetos e agentes de viagem, e estamos ansiosos para oferecê-lo também aos advogados”
Leonardo Semenovitch, diretor-presidente da Travelers no Brasil.
Não são raros os casos de advogados que acabam sendo processados por clientes. Por determinação do Superior Tribunal de Justiça, o cliente pode entrar com ação judicial quando houver danos morais e materiais por negligência do seu advogado durante a tramitação da causa.
Os Seguros de Responsabilidade Civil garantem ainda benefícios que vão muito além da cobertura financeira. A modalidade custeia despesas judiciais e extrajudiciais para defesa do advogado envolvido e ainda custos com publicidade quando há necessidade de reverter imagem negativa causada ao profissional.
“Temos foco de atuação em escritórios de pequeno e médio porte, oferecendo um produto sofisticado e adequado aos riscos identificados”, completa o executivo.